posição de mergulhoPara Iniciantes: Os riscos que a DESIDRATAÇÃO traz ao mergulho.

Causas:

diving trim1. A posição de mergulho altera a distribuição do volume saguíneo no corpo. Quando estamos na vertical, parte do sangue tende a se distribuir nos membros inferiores. Isso é compensado quando, ao caminhar, as panturrilhas auxiliam a enviar o sangue para cima, ao mesmo tempo em que um conjunto de válvulas internas nas veias impede o refluxo sanguíneo. É a chamada "bomba venosa". Quando deitados, esse volume sanguíneo se distribui de maneira diferente, aumentando sua pressão no tronco. A pressão maior faz com que os rins trabalhem mais. Resultado, mais xixi no neoprene.

2. O frio provoca a contração dos vasos periféricos e um maior volume de sangue vai para o tronco. Resultado, ainda mais xixi no neoprene.

3. A respiração do ar seco do cilindro provoca perda significativa de água na forma de vapor.

4. Enjôo no mar. Dizem que existem 3 tipos de pessoas: os vivos, os mortos e os mareados. Acho que não preciso explicar o quanto isso desidrata...

5. O consumo de ÁLCOOL tambem aumenta a diurese. Esse risco é ainda maior, porque é cumulativo. Imaginem passar uma semana enchendo a lata com margueritas em Curaçao toda noite e mergulhando todo dia. Tem gente que vira uma uva passa no fim da viagem.

O maior risco direto para o mergulho é o aumento da predisposição de uma DOENÇA DESCOMPRESSIVA, pois os tecidos do corpo, desidratados, tem uma capacidade menor de eliminação de gás inerte. Tambem pode potencializar a fadiga muscular, aumentando o consumo de ar, sobrecarregando o sistema cardio-respiratório e facilitando o surgimento de cãimbras. Alguns estudos sugerem a potencialização da narcose e perda de capacidade cognitiva.

Para evitar tudo isso, bastante água antes, durante os intervalos e após os mergulhos. E deixem a noite de margueritas para o último dia de viagem.

Abraço a todos.

Andrei Puntel.
Instrutor SSI - Staff Divers