palmer jardines 6.png minO lado selvagem de Cuba! Tubarões e meros gigantes! Conheça os magníficos Jardins da Rainha!

 

 

 

palmer jardines 2.png minAgora vamos ficar em um lugar um pouco mais perto do Brasil e que também possui água limpa e quente. Mais especificamente, em Jardines de La Reina, que é um parque marinho em Cuba. Jardines é o maior parque marinho em Cuba e possui uma extensão de 2.170 km².Sua parte frontal possui 150 km de extensão e várias fontes consultadas dizem que o nome de La Reina foi dado por Cristóvão Colombo em homenagem à rainha da Espanha.

O fundo do mar em Jardines é um dos mais conservados do Caribe e a diversidade de corais, gorgônias e esponjas coloridas impressiona. Muitas espécies de moluscos, crustáceos, tartarugas e peixes de grande porte podem ser avistados durante os mergulhos nas águas de Jardines.

palmer jardines 7.png minPor ser um parque e por estar protegido da pesca predatória, a quantidade de seres que encontramos em Jardines quase se compara às águas do Pacifico e Indico.

Jardines de La Reina é considerado por muitos como sendo o melhor mergulho do Caribe. Mas o que chama mais atenção nas águas de Jardines são os Tubarões que te recepcionam quando se chega aos pontos de mergulho e te acompanham durante todo o mergulho.

Embora o início do mergulho seja preocupante para alguns, com 15, 20 tubarões ao seu redor, no decorrer do mergulho vemos o quanto um ambiente equilibrado é benéfico para as espécies que nele habitam. Os tubarões nos acompanham durante todo o mergulho, chegando algumas vezes a ficarem muito perto dos mergulhadores. E NADA palmer jardines 8.png minacontece. É impressionante acompanhar o nado de um tubarão de perto. É uma criatura majestosa e se move de uma maneira que mal é percebida por aqueles que estão ao seu lado.

Para quem quer fotografá-los, basta ficar parado e esperar a aproximação de um deles. Não nade na direção deles, pois isso os assusta e os afugenta. Embora alguns tenham medo, às vezes irracional, Tubarões são criaturas fantásticas e poder estar ao lado de muitos deles durante quase uma hora é uma das experiências mais surreais que se pode ter. E Jardines de La Reina é um dos melhores lugares no mundo para se ter esta experiência.

palmer jardines 91.png minOutra coisa interessante em Jardines e que devia ser copiada por outros locais de mergulho no Caribe é a caça do Peixe Leão e a sua oferta aos predadores locais, Tubarões, Moreias e Garoupas. O Peixe Leão é um invasor no mar caribenho. Comum no Mar Vermelho, Pacífico e Indico, se tornou um predador voraz no Caribe. Como não é reconhecido como presa pelos predadores locais e nem como ameaça pelos pequenos peixes, o Peixe Leão costuma dizimar tudo o que encontra pela frente. É um caçador voraz e extremamente rápido no seu ataque. Mas os instrutores de mergulho em Cuba os caçam e os oferecem aos Tubarões, Moreias e Garoupas para tentarem fazer com que estes o reconheçam como presa e os cacem naturalmente.

Existem duas opções para os mergulhos em Jardines. Ou se fica no Tortuga - https://cubanfishingcenters.com/tortuga.php ,ou nos barcos da rede Avalon - palmer jardines 9.png minhttp://www.cubandivingcenters.com/ O Tortuga é um hotel flutuante fixado nas proximidades dos pontos de mergulho em Jardines e os Barcos da rede Avalon são extremamente confortáveis e quando chegam em Jardines ficam fundeados nas proximidades do Tortuga.

Os mergulhos em Jardines, independente de você estar no Tortuga ou nos barcos são feitos em lanchas rápidas que se deslocam até os pontos de mergulho. São muitos pontos de mergulho ao longo da plataforma de Jardines, conforme pode ser visto no mapa acima.Entre os visitados nas duas vezes que tive a oportunidade de ir para Jardines, estão: Pipin, Los Mogotes, El Farallon, Five Sea, Boca Anclitas, Coral,Negro II, Cueva de Pupo, Montana Russa, Cabezo de las Raias ...

A profundidade máxima foi de 30 metros sendo que a maioria dos mergulhos fica em torno dos 20 metros. E quase todos em torno de 1 (uma) hora de mergulho. Temperatura da água em todos os mergulhos foi de 29º Celsius Externamente, a temperatura do ar varia entre 23 a 28º C no inverno e de 25 a 32º C no verão. Uma época a ser evitada para uma ida a Cuba é as dos furacões que assolam a região do Caribe.Consulte a sua agência de viagens ou escola de mergulho para ver a melhor data para a sua viagem.

palmer jardines 4 minOutra coisa muito legal de uma viagem para Jardines é a escala obrigatória em Havana, capital de Cuba. No nosso caso, optamos por estender por alguns dias nossa estada em Havana e mesmo assim não conseguimos visitar tudo que queríamos. A viagem para Havana, normalmente é feita via Lima, no Peru, ou via Panamá. Via Lima são 5 horas de voo e depois mais 5 horas até Havana. E via Panamá, são 5 horas e depois mais 4 horas até Havana. De Havana para Jardines, são 5 horas de ônibus até o porto de onde sai o barco e mais 4 a 5 horas de barco até Jardines. Mas acreditem, todo esse tempo de deslocamento vale a pena. E muito.

Para quem gosta de fotografia, foram mais de 1.000 fotos no total em uma Nikon D300. Para as fotos subs usei uma Tokina 10-17 mm ou uma Sigma 17-70 mm. E para as fotos secas, a mais usada foi a Sigma 17-70 mm.

Roberto A. Palmer

www.pbase.com/r_palmer